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O Vizinho / Bureau: Novidades

Veja também: Um novo sítio está no ar.

1º Semestre de 2000

2ª quinzena de junho de 2000 - Press Release 041
ESTANDES DA PROLAR 2000 JÁ PODEM SER RESERVADOS PELA INTERNET 

A Prolar – Expofeira Multisetorial de Produtos e Serviços para o Lar e Família tem página na Internet no endereço www.ovizinho.com.br/prolar. O sítio foi apresentado na Associação Comercial e Industrial de Joinville – Acij, na reunião mensal do Conselho dos Núcleos Setoriais, na semana passada. Na ocasião o Conselho decidiu apoiar a Prolar 2000. O evento, que acontece no período de 11 a 19 de novembro de 2000, é a principal atração paralela da Festa das Flores. Ano passado foram mais de 100 mil visitantes. A previsão dos organizadores é de 105 mil, para este ano.
A Prolar 2000 tem apenas 42 estandes (de nove metros quadrados cada) e dez lotes de 20 metros quadrados. "Um destes lotes já está reservado para o Conselho dos Núcleos da Acij promover ‘Rodadas de Negócios’ entre os associados", declara Fábio M. Mazotto, Gerente Comercial da Prolar 2000. Os demais espaços estão disponíveis, aos interessados, na Internet. "Todas as informações do evento estão no sítio. O e-mail da expofeira é prolar@bureau.com.br e o telefone da Prolar é 0xx47-433-9121", informa Mazotto.

 

JORNAIS ASSOCIADOS A ADJORI-SC TOTALIZAM 1,5 MILHÃO DE LEITORES

O sítio da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, Adjori-SC, foi atualizado recentemente. Hospedado no endereço www.ovizinho.com.br/adjori, contempla também o regulamento do Prêmio Adjori-SC de Jornalismo – Os Melhores do Ano. A entidade reúne aproximadamente 150 jornais do interior do estado que somam tiragem semanal de 300 mil exemplares.
Pesquisas confirmam que, em média, cada jornal é lido por cinco pessoas o que permite deduzir que os jornais associados da Adjori-SC totalizam um milhão e 500 mil leitores. "Temos uma das mais importantes mídias do estado. Nossos jornais se identificam com suas respectivas comunidades. É a primeira leitura", diz o presidente Miguel Ângelo Gobbi, de São Miguel D’Oeste.
Associado há mais de um ano, o Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho" é o veículo de maior abrangência, entre os jornais associados. "Atingimos 100 mil domicílios com distribuição gratuita de porta-em-porta. Ainda neste ano ampliaremos a tiragem para 120 mil exemplares", informa Altamir A. Andrade, editor do jornal "O Vizinho" e Diretor de Marketing da Adjori-SC.

PROLAR 2000 TEM FOTOS HISTÓRICAS NA INTERNET

A Expofeira Multisetorial de Produtos e Serviços para o Lar e Família, Prolar, está na Internet no endereço www.ovizinho.com.br/prolar
O evento é uma das mais importantes atrações paralelas da 62a Festa das Flores e vai acontecer no período de 11 a 19 de novembro, na Expoville, em Joinville, SC. O sítio da internet tem o projeto da Prolar 2000, na íntegra, e uma seleção de fotos desde a Primeira Prolar que este ano está na sexta edição.
A página contempla um link para ‘reserva de espaços’. Empresas interessadas em participar da Prolar 2000 já podem fazer reservas de estandes, pela Internet.

 

1ª quinzena de junho de 2000 - Press Release 040
COL FAZ REUNIÃO NO DIA DOS NAMORADOS

"Se meu namorado(a) não falasse..." é o tema proposto pela diretoria do Clube de Oratória e Liderança de Joinville, COL, para que amigos, filiados e amantes da comunicação oral pratiquem seus discursos, que devem ter duração máxima de dois minutos.
O encontro vai acontecer dia 12/06/00, segunda-feira, Dia dos Namorados, no Netto’s Restaurante, bairro Bucarein, próximo ao Senai Sul, na Av. Procópio Gomes, 825, a partir das 20h. Um dos assuntos da pauta são os preparativos para o curso de Expressão Verbal do COL que acontece no período de 24 a 27 de julho.
A reunião é aberta à comunidade. Interessados devem confirmar presença com Aline, pelo fone 433-0088, ou pela Internet no endereço www.ovizinho.com.br/col
Após os discursos será servido jantar ao custo de R$ 8,80 + bebidas.

JORNAL "O VIZINHO" PROCURA PROFISSIONAIS
COM ESPÍRITO EMPREENDEDOR

O Bureau de Comunicação e Eventos do Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho" está selecionando profissionais para trabalhar na área comercial da empresa. Os candidatos interessados devem se dirigir à sede do jornal, na Rua do Príncipe, 115, sala 37, em horário comercial, acompanhados de currículo e preencher proposta.
Os selecionados receberão treinamento para atuar com produtos do Bureau, como Internet, Eventos, Jornais Empresariais, Panfletos e novos projetos que estavam incubados nestes últimos dois anos e que estão prontos para o mercado. Os administradores oferecem incentivos e condições para que o profissional se torne sócio da empresa.
Mais informações sobre a empresa e os projetos podem ser acessados no endereço www.ovizinho.com.br


1ª quinzena de maio de 2000 - Press Release 039
PROLAR 2000 VEM COM NOVIDADES

Projeto da Prolar 2000 foi apresentado ao Núcleo de Comunicação da Acij com a presença do Presidente da Promotur – Jorge Nicolau Meira e Valdir R. Walendowsky – Diretor do Convention & Visitours Bureau de Joinville, que aconteceu em reunião-almoço no restaurante da Sociedade Lírica na terça-feira, 30/05/00.

A Expofeira Multisetorial de Produtos e Serviços para o Lar e Família – Prolar vai acontecer no período de 11 a 19 de novembro junto à 62a Festa das Flores. Tendo como missão "Consolidar um ambiente de oportunidades de negócios imediatos e futuros, prioritariamente aos empresários de micro e pequenas empresas", a Prolar é considerada o mais importante evento paralelo da Festa das Flores.
O presidente da Promotur, Jorge Meira diz que a Prolar agrega valor à Festa. Os expositores da Prolar apresentam grande variedade de produtos e serviços voltados para a família, que é o público da Festa das Flores. É uma parceria que atrai mais público e deixa o visitante satisfeito.
Para o Diretor do Convention & Visitours Bureau, Valdir Walendowsky, a parceria da Festa das Flores & Prolar é um exemplo de otimização de eventos. A Festa das Flores é a mais tradicional festa de Santa Catarina, conhecida nacional e internacionalmente. A Prolar, uma das melhores expofeiras multisetoriais da região. A excelente qualidade e afinidade dos dois eventos trazem um grande público para a cidade e ajudam a consolidar Joinville como um pólo de turismo de eventos e negócios.
Os organizadores esperam mais de 100 mil visitantes nos pavilhões da Expoville. O lançamento oficial da Prolar 2000 está previsto para o final deste mês de junho, na Associação Comercial e Industrial de Joinville – Acij, com novidades.

REGULAMENTO DO PRÊMIO DE JORNALISMO DA ADJORI-SC JÁ ESTÁ NA INTERNET

O Regulamento do Prêmio Adjori de Jornalismo está hospedado, na íntegra, no endereço www.ovizinho.com.br/adjori. A Adjori-SC é a Associação dos Jornais do Interior do Estado de Santa Catarina.

O Prêmio Adjori-SC de Jornalismo está dividido em sete categorias: Reportagem Livre, Reportagem Pautada, Editorial (matéria opinativa), Foto, Design Gráfico, Anúncio Publicitário e Melhor do Ano. Poderão concorrer ao Prêmio os jornais associados à Adjori-SC que enviarem material pré-selecionado e publicado no período de 1o de maio a 31 de dezembro de 2000, sem nenhum custo de taxa de inscrição. Segundo a coordenadora do Prêmio e Diretora de Relações Públicas e Sociais, Josiane Spengler, o Prêmio de Jornalismo "demonstra o profissionalismo dos jornais do interior e a sua força na sociedade catarinense".
Os ganhadores receberão prêmios em dinheiro (mínimo de R$ 1.250,00), certificados de participação e troféus. O valor total dos prêmios é de R$ 9.500,00.
De acordo com o Diretor de Marketing da Adjori-SC, Altamir A. Andrade, além do prêmio incentivar outros jornais a se associarem, os editores vão, também, em busca de novas tecnologias e se preocupam para que as matérias sejam ainda melhor elaboradas. "Esta Segunda edição do Prêmio consolida uma nova fase da Adjori-SC e dos jornais associados", acredita Andrade.

Mais informações no sítio
www.ovizinho.com.br/adjori.


1ª quinzena de maio de 2000 - Press Release 038

COL TEM PÁGINA NA INTERNET

Já está no ar a Home-Page do Clube de Oratória e Liderança – COL Joinville, no endereço www.ovizinho.com.br/col com foto histórica, na página principal.

O sítio do Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho" amplia o leque de serviços hospedando a Home-Page do Clube de Oratória e Liderança – COL Joinville. Desenvolvido pela equipe do Bureau de Comunicação e Eventos Ltda., a página do COL pode ser acessada no endereço www.ovizinho.com.br/col. O e-mail é: coljoinville@ovizinho.com.br
Fundado em 10.04.79, o COL completa, neste ano, a maioridade e comemora o aniversário, também com a página na rede mundial de computadores, Internet. O presidente, jornalista e empresário Geraldo Lion, diz que esta novidade marca uma nova fase na história do Clube. "Atingimos a maioridade com aproximadamente 1500 oradores formados. Esta conexão é outro importante acontecimento na história do Clube. Agora estamos ligados com o mundo e temos à disposição uma das mais importantes ferramentas de comunicação, a Internet".
Além dos estatutos do Clube, os internautas podem conhecer um pouco da sua história. A pesquisa e os textos é da COLeana e jornalista Nelci Terezinha Seibel. Os sócios estão sendo convidados à reunirem materiais e informações históricas para serem arquivadas no sítio. Na página principal está uma foto histórica do Clube: o prefeito Luiz Henrique da Silveira, 21 anos mais jovem, fazendo uma palestra como orador convidado na festa de encerramento do ano de 1979.
A Web Designer Fabiane Couto da Cunha, responsável pela página, na Internet, diz que duas janelas de comunicação estão constantemente abertas para os internautas que a acessarem: "Uma é a de ‘Comunicados para os Sócios’ que tem mensagens que podem ser respondidas ou confirmadas, as leituras, no próprio sítio. A outra é a de ‘Reserva de Inscrições’ para o próximo curso aberto à comunidade". Na janela de "Reserva de Inscrições", os internautas já podem garantir vagas para o próximo curso de férias do COL, que se realiza na segunda quinzena do mês de julho.

Página do COL, na Internet: www.ovizinho.com.br/col
E-mail : coljoinville@ovizinho.com.br


1ª quinzena de abril de 2000 - Press Release 036

COL COMPLETA 21 ANOS E PROMOVE CURSO

Fundado em 10/04/79, o COL – Clube de Oratória e Liderança de Joinville – comemora, neste mês, a sua maioridade. Para marcar a data a diretoria decidiu produzir a home-page do COL, que entrará no ar ainda neste mês, e oferecer um curso de Oratória, Dicção e Desinibição à comunidade.

No período de 24 a 27/04/00, no auditório do Contar, Rua Quintino Bocaiúva, 300, bairro América, das 19h00 às 22h30, acontece o Curso de Expressão Verbal do COL. Este curso, aberto à comunidade, é um dos eventos comemorativos ao aniversário do Clube de Oratória e Liderança de Joinville. As inscrições podem ser feitas com Elaine pelo fone 433-0088. Com carga horária de 16h/aula, o curso custa apenas R$ 130,00 por inscrição.
O presidente do COL, jornalista e empresário Geraldo Lion, diz que durante estes 21 anos de existência mais de mil pessoas fizeram o curso. "Temos uma história de políticos, lideranças e empresários bem sucedidos que afirmam que o curso do COL foi o grande responsável pela ‘virada’ de suas vidas", comenta Lion.
Os instrutores do curso são empresários e profissionais da área de comunicação: Laércio Beckhauser, Carlos Roberto Viertel, Altamir Andrade e Geraldo Lion. Além dos cursos abertos à comunidade, dois por ano, o COL também promove cursos fechados, para empresas.
O Clube de Oratória e Liderança de Joinville mantém encontros mensais com os associados. Nestes encontros os oradores têm a oportunidade de praticar o que aprenderam. Geraldo Lion explica que as reuniões acontecem em restaurantes locais que reservam espaço exclusivo para o Clube. Os sócios aperfeiçoam a oratória fazendo discursos com temas preparados com antecedência ou, ainda, discursos de improviso (os temas são decididos pelos instrutores e o orador desenvolve o discurso utilizando as várias técnicas aprendidas no curso). "É no discurso de improviso que o orador supera as maiores dificuldades da arte de falar em público. À queima-roupa eles conhecem o assunto e desenvolvem o discurso com início, meio e fim. Ao final, confraternizamos com um jantar", diz Lion.
É também nas reuniões mensais que os sócios do Clube de Oratória e Liderança de Joinville aprendem com outros palestrantes. Em média, cinco oradores renomados são convidados, anualmente, para fazerem discursos abordando os mais diversos temas de suas especialidades.
No término do curso, os participantes são convidados a fazer parte do quadro social do Clube.

adjorisc@alphatec.com.br – Fone (0xx48) 223.0313 – Rua Adolfo Mello, 38 – Ed. Executive Manhattan, sala 901 – Centro – CEP 88015-090 – Florianópolis – SC.
bureau@ovizinho.com.br – Fone: (0xx47) 433-2510 Fax: (0xx47) 433-1044

 

2ª quinzena de abril de 2000 - Press Release 037
JORNAL "O VIZINHO" PROCURA TALENTOS EMPREENDEDORES PARA SÓCIOS

Com o objetivo de atingir as metas programadas para os próximos anos, o Bureau de Comunicação e Eventos do Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho" está selecionando profissionais com talento empreendedor para atuar com os seguintes produtos: jornal de bairro, jornal semanário, jornal diário, jornais empresariais, revistas, livros, assessoria de imprensa, internet, agência de publicidade, agência de notícias e produtora de vídeo.

Neste mês de abril o jornal dos bairros de Joinville completa nove anos de existência. Para comemorar a data mais uma colaboradora da empresa conquista, oficialmente, a participação societária. A gaúcha de Pelotas, Fabiane Couto da Cunha, 22 anos, solteira, é a nova sócia que se integra ao jornal "O Vizinho".
Nascido como informativo de uma empresa de treinamento e assessoria do empresário Altamir Andrade, "O Vizinho" foi uma iniciativa pioneira no mercado de jornais de bairro. Reconhecido pela sociedade joinvilense como um dos mais importantes canais de prestação de serviços comunitários, foi o primeiro jornal brasileiro a receber um prêmio do Sebrae.
Em dezembro de 96, Fábio Marciel Mazotto, que iniciou como office-boy, no ano de 92, também recebia participação societária na empresa. O menino de 15 anos transformou-se num empresário bem sucedido e neste mês de abril vê, também, ser aumentada sua cota.
O editor e fundador do jornal "O Vizinho", Altamir Andrade, diz que esse modelo de administração que transforma os colaboradores comprometidos com o sucesso e o crescimento da empresa em donos, acontece pouco. "Acho que a maioria dos empresários vêem suas empresas como negócios para o seu exclusivo enriquecimento. Nós enxergamos nossa empresa como um Bureau de oportunidades de negócios para pessoas que tenham vocação para ser empresários. Estamos formando uma rede de talentosos empreendedores na área de serviços, os quais se realizam profissionalmente e contribuem para o crescimento da sociedade em que nos inserimos. Não temos o objetivo de acumular riquezas, mas de buscar recursos disponíveis no mercado, como remuneração justa pelos serviços de qualidade que prestamos. Assim, podemos viver com dignidade e realizar também nossos sonhos materiais e de consumo de forma muito mais igualitária entre toda a equipe".
É com essa visão que os sócios Altamir Andrade, Fábio Mazotto e Fabiane Cunha estão selecionando profissionais com espírito empreendedor para se integrarem à empresa. "Se você se identifica com as áreas de Comunicação e Eventos, tem talento empreendedor e vocação para a área comercial, talvez possamos consolidar juntos bons projetos de negócios", desafia Andrade.
Interessados devem se dirigir ao Bureau de Comunicação e Eventos Ltda. Rua do Príncipe, 115, sala 37, Edifício da Buschle & Lepper, Centro de Joinville, e preencher formulário de seleção para entrevista. No horário comercial de segunda a sexta-feira.

 

1ª quinzena de abril de 2000 - Press Release 036
INICIATIVA DO JORNAL "O VIZINHO" CONSOLIDA PRÊMIO DE JORNALISMO

Foi lançado o Prêmio Adjori-SC de Jornalismo "Os melhores do ano", no XIII Congresso dos Jornais do Interior de Santa Catarina que aconteceu em São Francisco do Sul, SC, nos dias 01 e 02 de abril.

A Adjori-SC, Associação dos Jornais do Interior do Estado de Santa Catarina, lançou a segunda edição do Prêmio Adjori-SC de Jornalismo. De acordo com a decisão da plenária do XIII Congresso da Adjori-SC, o Prêmio "Os Melhores do Ano" será realizado anualmente.

A edição 2000 vai premiar seis categorias com os seguintes prêmios:
Reportagem                                 R$ 1.250,00
Editorial (matéria opinativa)       R$ 1.250,00
Foto                                            R$ 1.250,00
Design Gráfico                            R$ 1.250,00
Anúncio publicitário                    R$ 1.250,00
Melhor do Ano                            R$ 2.000,00


Além dos prêmios em dinheiro os jornais receberão troféus e certificados de participação.
A Diretora de Relações Públicas e Sociais da Adjori-SC, Josiane Ribas Lanzarin Spengler, diz que o Prêmio Adjori-SC de Jornalismo é a oportunidade de enaltecer ainda mais o jornal do interior mostrando a preocupação com a qualidade, a evolução e a força para divulgar os acontecimentos das comunidades catarinenses.
O Primeiro Prêmio de Jornalismo da Adjori-SC foi realizado em 99 e teve como temas a Festa das Flores e a Prolar. "Foi o jornal ‘O Vizinho’, de Joinville, que organizou e viabilizou o primeiro prêmio oportunizando à Adjori-SC reconhecer a importância da iniciativa", diz Josiane Spengler que também é jornalista e proprietária do jornal Oi São José.
O editor do jornal "O Vizinho", Altamir Andrade, afirma que a iniciativa de criar o Prêmio Adjori-SC de Jornalismo foi uma das mais importantes contribuições associativas da história do jornal dos bairros de Joinville.
Só poderão concorrer ao Prêmio os jornais associados à Adjori-SC. Os não associados podem participar desde que se associem e mantenham as contribuições em dia.
Mais informações sobre o Prêmio Adjori-SC de Jornalismo "Os Melhores do Ano" – Edição 2000:

adjorisc@alphatec.com.br – Fone (0xx48) 223.0313 – Rua Adolfo Mello, 38 – Ed. Executive Manhattan, sala 901 – Centro – CEP 88015-090 – Florianópolis – SC.
Central de Atendimento do Bureau.

 

2ª quinzena de março de 2000 - Press Release 035
EMPRESÁRIO ESCLARECE DENÚNCIA FEITA POR MORADORA

O empresário Fábio Marciel Mazotto, sócio-gerente comercial do jornal dos bairros de Joinivlle "O Vizinho" esclarece denúncia feita por moradora do bairro Bom Retiro, e evita que mal-entendido pudesse punir injustamente trabalhador.

No dia 24/03/00, no programa "Show das Dez" da Rádio Cultura AM, de Joinville, o radialista José Eli Francisco, apresentador do programa, recebeu, ao vivo e por telefone, a denúncia de que entregadores haviam jogado jornais "O Vizinho" em matagal de terreno baldio, em frente à prédios localizados na esquina da rua Iguaçu com a Avenida Santos Dumont. Imediatamente a ouvinte do programa e leitora assídua do jornal, Norma Güther, bairro Atiradores, ligou para o editor de "O Vizinho" informando a denúncia.
Devido a gravidade do fato, o empresário e editor do jornal "O Vizinho", que estava em Porto Alegre, RS, conversou com o radialista, a denunciante e os ouvintes da rádio, por telefone, minutos após. Andrade disse, ao vivo, também, que já estava orientando sua equipe para apurar os fatos e não acreditava que os entregadores tivessem cometido aquela infração. "Temos uma equipe qualificada. A maioria composta por senhoras casadas, às quais damos a oportunidade de entregar o jornal "O Vizinho" para reforçar o orçamento e conciliar o trabalho com as atividades domésticas", declarou Andrade, comprometendo-se a esclarecer, então, o que realmente havia ocorrido.
Na segunda-feira, dia 27/03/00 o radialista José Eli Francisco informava o que o empresário Fábio M. Mazotto, sócio-gerente comercial do jornal "O Vizinho" havia apurado. Mazotto conseguiu comprovar que no local, onde se encontravam alguns exemplares do jornal "O Vizinho" havia outros materiais depositados como lixo. Recolheu os dois exemplares do jornal "O Vizinho", que lá se encontravam, bem como jornais de outras empresas que também foram jogados no mesmo local.
O jornal "O Vizinho" encontrado no terreno baldio, e que se destacava por estar em cima do entulho, foi distribuído duas semanas antes. Era, portanto, uma edição antiga que já havia sido lida, a exemplo dos outros jornais convencionais (de assinatura paga).
Fábio Mazotto pede que os joinvilenses continuem denunciando: "É um grande serviço que nos prestam. Ao suspeitarem de alguma desonestidade, por parte dos nossos entregadores, liguem para o jornal "O Vizinho" e denunciem. Afinal, lidamos com pessoas, e o ser humano é imprevisível. Corremos o risco de, eventualmente, algum entregador cometer um erro desses. Já aconteceu, no passado, quando iniciamos com nosso jornal. Mas, agora, como o Programa de Qualidade Total de Entrega, PQTE, é muito difícil. Se acontecer, detectamos já no dia seguinte e corrigimos o problema".

 

2ª quinzena de março de 2000 - Press Release 034
EQUIPE DO BUREAU FAZ PANFLETAGEM PARA
PERNAMBUCANAS E BREITHAUPT, EM JOINVILLE

O Programa de Qualidade Total de Entrega, PQTE, oferece transparência ao serviço de panfletagem e permite que os clientes do Bureau possam auditar todo o trabalho.

A panfletagem era um trabalho "marginalizado", em Joinville. Apesar do crescimento desta eficiente ferramenta de marketing, poucas empresas tinham a preocupação de contratar equipes profissionalizadas. Assim, centenas de pessoas invadiam semáforos e ruas e espalhavam milhares de papéis pela cidade.
Desde a entrada, em vigor, do novo Código de Posturas do Município o serviço de panfletagem começou a se profissionalizar. Assim, aquela que era considerada "concorrência desleal" – a panfletagem feita por qualquer pessoa em qualquer lugar – foi disciplinada pela prefeitura e, atualmente, fiscalizada pela Conurb.
Agora, apenas a distribuição domiciliar de folhetos é permitida. E, ainda assim, só pode ser feita por empresas que estejam devidamente cadastradas na prefeitura como prestadoras desse serviço. "Além de ter que cumprir uma série de exigências legais, as empresas de panfletagem precisam reunir condições técnicas que possam dar confiabilidade às empresas que contratam o serviço", diz Fábio M. Mazotto, sócio-gerente comercial do Bureau.
A distribuição rotineira do jornal "O Vizinho", em 100 mil domicílios joinvilenses, ofereceu à equipe do Bureau uma experiência pioneira na profissionalização desse serviço. "Realizamos a panfletagem domiciliar há quase dez anos. Grandes e pequenas empresas contratam nossos serviços, regularmente. O Com. e Ind. Breithaupt S/A e a Pernambucanas são os exemplos mais recentes", afirma Mazotto. O Gerente da Pernambucanas, Manoel L. Amorin Buratti diz: "Decidimos fazer uma experiência com a equipe do jornal ‘O Vizinho’. Tivemos um excelente retorno na loja".
Panfletagem é um trabalho que, em princípio, qualquer pessoa pode fazer. Mas, ter certeza de que todo o material está sendo entregue e não correr o risco de encontrar panfletos jogados no mato, lixo, valas ou rios é garantido pelo Programa de Qualidade Total de Entrega, PQTE, do Bureau. "Ao contratar nossos serviços de panfletagem o cliente tem a qualidade da entrega garantida com relatórios que contemplam os bairros e as ruas onde fizemos a distribuição. Junto, também recebe as pesquisas feitas, diariamente, das entregas de cada um dos membros da equipe de panfletagem. O cliente pode comprovar a entrega através dos relatórios e conferir todo o trabalho da equipe", explica Mazotto.

 

1ª quinzena de março de 2000 - Press Release 033
JORNAIS EMPRESARIAIS CONSOLIDAM NOVO NEGÓCIO NO BUREAU

O Bureau de Comunicação do Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho", consolida–se como produtor de jornais empresariais. Jobel, jornal interno do grupo Buschle & Lepper e Magic Video Guia, informativo da Victor’s Entretenimentos, por exemplo, são dois produtos feitos para atingir públicos distintos.


Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de se comunicar melhor. Os jornais empresariais têm sido ferramentas eficazes, tanto para atingir os públicos internos (empregados, fornecedores e terceirizados), como externos (clientes e comunidade). O Bureau de Comunicação do jornal "O Vizinho" iniciou, no ano passado, a produção de jornais empresariais. Entre eles o jornal interno do grupo Buschle & Lepper, com edição trimestral e variação de quatro a oito páginas e tamanho ofício.
"O Jobel é impresso em papel branco de gramatura 90 g. Até o final do ano passado tinha apenas duas cores. Agora, a capa e a contra-capa são impressas em quatro cores (policromia)", informa a designer gráfica do Bureau, Fabiane Couto da Cunha.
Até 98 o Jobel era produzido por uma empresa de Curitiba-PR. "A produção pela equipe do Bureau de Comunicação do jornal "O Vizinho" foi fundamental para que entrássemos nesta nova fase, colorida", diz o Assistente Administrativo da Buschle & Lepper, Maurício Eberhardt. "É como se o Bureau fosse mais um setor da nossa empresa. Os contatos são imediatos entre nosso conselho editorial, a diretoria da empresa e a equipe do Bureau. Isso viabilizou a evolução do Jobel".
Com aproximadamente 450 colaboradores e filiais em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Barra do Sul (SC) e Blumenau (SC), o grupo Buschle & Lepper tem ainda duas fazendas: a Juá, em Martinópolis (SP) e a Bela Vista, em Campo Alegre (SC). A matriz tem sede em Joinville (SC). "Além dos colaboradores do Grupo, estamos enviando o Jobel para alguns clientes, também", diz Eberhardt.
O Magic Video Guia é um informativo mensal da Victor’s Entretenimentos e distribuído para os clientes, no balcão da loja. "É uma excelente ferramenta. Nossos clientes o lêem como um guia para conhecer as novidades em filmes para vídeo. Já o estamos produzindo há dois anos com ótimos resultados", afirma Jorge L. Passos, proprietário da Magic Video.
"Para se comunicar com a comunidade joinvilense nossos clientes anunciam no jornal "O Vizinho". Mas, se precisam se comunicar com públicos específicos estamos prontos para produzir seus próprios jornais", diz Fábio M. Mazotto, sócio-gerente comercial do Bureau.

 

1ª quinzena de março de 2000 - Press Release 032
SÍTIO DO JORNAL "O VIZINHO" TEM MUDANÇAS E CLASSIFICADOS GRATUITOS

No final do mês de fevereiro, o sítio www.ovizinho.com.br sofreu provável invasão por hackers. O estrago feito exigiu uma rápida ação da equipe do Bureau de Comunicação que implementou algumas medidas de segurança e introduziu alterações que deixaram o sítio mais rápido e limpo. Um novo link, de "Negócios", também foi aberto na página principal.

Ao acessar a página principal do sítio do jornal dos bairros de Joinville "O Vizinho", o internauta terá 20 opções de navegação. Além de acessar todas as edições do jornal, publicadas desde 05/99, no link "Edições Anteriores", o visitante poderá conhecer o "Histórico" da empresa, a "Abrangência" das dez regiões em que o jornal é distribuído gratuitamente, o novo Código de Posturas da cidade, no link "Joinville", e inúmeras outras informações.
"Fizemos algumas mudanças no sítio que o deixaram mais rápido e mais bonito", diz a Designer Gráfica do Bureau. "Na internet, tudo é muito dinâmico. Diariamente surgem novidades tecnológicas e necessidades que exigem mudanças no sítio. Temos que atualizar, constantemente, nossa home-page e facilitar cada vez mais para o visitante da rede mundial de computadores", explica Fabiane Couto da Cunha.
Outra novidade é o link de "Negócios". O empresário Fábio M. Mazotto, gerente comercial da empresa diz que este novo espaço está reservado para os internautas que desejam fazer negócios. "O visitante acessa a página no endereço www.ovizinho.com.br, e clique em Classificados. Se quiser anunciar, é só digitar os dados na janela que aparece na tela de formulários, e ‘enviar’. Nossa equipe fará contato com o internauta para confirmar o anúncio virtual. Neste espaço temos também o anúncio gratuito, exclusivamente para pessoas físicas com negócios de pequeno valor", informa Mazotto.
Sobre a provável invasão por hackers, no sítio do jornal "O Vizinho", o editor Altamir A. Andrade diz ter sido uma grande surpresa. "Temos acompanhado pela imprensa as ações criminosas em grandes sítios da internet. Julgávamo-nos muito distantes desta possibilidade. Ainda estamos meio atordoados com o fato". Entre as ações de segurança adotadas com esta experiência, foi mudada a senha do FTP junto ao provedor, e a cada atualização do sítio um back-up é zipado. "Não há muito mais o que fazer. Governos e grandes empresas, que gastam milhões de reais com medidas preventivas, não conseguem escapar. Nos sentimos impotentes! Só nos resta adotar medidas de segurança que possam restabelecer rapidamente a normalidade do sítio, em caso de novo ataque", finaliza Andrade.

 

2ª quinzena de fevereiro de 2000 - Press Release 031
NOVO CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE ESTÁ NO SÍTIO DO JORNAL "O VIZINHO"


Considerado um dos mais modernos do país, e em vigor desde 21/01/2000, já está na Internet, no sítio www.ovizinho.com.br/joinville, o novo Código de Posturas do quarto maior município do sul do Brasil, Joinville, SC.

São 657 enunciados divididos em seis capítulos, 23 seções, 16 subseções, 262 itens, 37 subitens, 103 parágrafos e 211 artigos. "Foram mais de dois anos de estudo, pesquisa e debate. É um Código muito abrangente e que interfere na vida de todo o cidadão joinvilense. Tem como base o modelo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM", diz a arquiteta Lidia Bastos, Chefe de Seção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville – IPPUJ.
O novo Código de Posturas envolveu, na sua elaboração, representantes de praticamente toda a comunidade. Além dos técnicos da Prefeitura, IPPUJ e das comissões da Câmara de Vereadores, entidades de classe como a Associação Comercial e Industrial de Joinville – Acij, Associação de Joinville e Região da Micro, Pequena e Média Empresa – Ajorpeme, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Joinville, associações de bairro etc, opinaram, sugeriram e fizeram mudanças numa das mais importantes manifestações de esforço coletivo da sociedade joinvilense.
Assim, mais um serviço do jornal dos bairros de Joinville "O Vizinho" está à disposição dos internautas na rede mundial de computadores: o novo Código de Posturas do Município. "Estamos transformando o sítio do jornal dos bairros de Joinville num importante canal de informação, prestação de serviços e utilidade pública. A divulgação do novo Código de Posturas, no endereço www.ovizinho.com.br/joinville é uma iniciativa privada de contribuição pública, típica dos jornais que têm como missão servir à comunidade", diz o editor Altamir A. Andrade.
Para o técnico da Conurb, Murilo Teixeira, esta iniciativa do jornal "O Vizinho" é ótima. "As leis devem ser de conhecimento da população. Através da internet, o novo Código de Posturas do Município fica facilmente acessível ao cidadão joinvilense e à outras administrações municipais que também tenham interesse em conhecê-lo", conclui.
Endereço eletrônico do novo Código de Posturas do Município de Joinville, SC: www.ovizinho.com.br/joinville


2ª quinzena de fevereiro de 2000 - Press Release 030

JORNAL "O VIZINHO" PREPARA MAIS UMA COLABORADORA PARA SER SÓCIA DA EMPRESA

O Bureau de Comunicação e Eventos do Jornal dos Bairros de Joinville "O Vizinho terá outra sócia: Fabiane Couto da Cunha. Colaboradora da empresa desde 14/04/98, Fabiane se integra, a partir de março/2000, como Sócia-Gerente.


Em 93 o jornal "O Vizinho" iniciou seu processo de reengenharia administrativa. O empresário Altamir A. Andrade, fundador do jornal encontrava um novo caminho que considerava ideal: transformar seus colaboradores em sócios da empresa. Já em dezembro de 96, Fábio M. Mazotto que iniciou na empresa como office-boy, conquistava sua cota na sociedade e assumia como Sócio-Gerente, tendo como atribuição básica a área comercial da empresa.
"Acertei na decisão. Juntos, eu e o Fábio, conseguimos fazer nossa empresa crescer e se consolidar no mercado num dos períodos de maior turbulência econômica da história brasileira", afirma Andrade.
Atualmente, Fábio M. Mazotto, é um empresário de sucesso. As conquistas da empresa são visualizadas nas conquistas pessoais do jovem empreendedor. Aos 23 anos, Mazotto, que casou-se recentemente, já tem sua casa própria, seu carro e um patrimônio que orgulham sua família e amigos.
"Trabalho nesta empresa desde os meus 15 anos. Agradeço ao meu sócio, Altamir A. Andrade, pelas oportunidades que me deu. Agora, chegou a vez da Fabiane. Faremos tudo o que for possível para que ela seja ainda melhor do que nós", declara Mazotto.
Fabiane Couto da Cunha, 22, é natural de Pelotas, RS, e mora em Joinville desde 86. "Conheci o jornal "O Vizinho" no meu primeiro emprego. Eu trabalhava numa empresa que prestava serviços de editoração eletrônica para o jornal. Fui trabalhar noutra empresa, na mesma área, e lá também prestava serviços para o jornal. Praticamente trabalhei quase sempre para o jornal "O Vizinho". No meu segundo emprego, a empresa teve dificuldades e tive que me desligar dela. Eu estava desempregada quando fui procurada por Altamir A. Andrade", diz Fabiane.
Em 98, o jornal "O Vizinho" decidiu fazer investimentos em tecnologia. "Quando soubemos que a Fabiane estava desempregada e por conhecê-la, decidimos então fazer um dos maiores investimentos em nossa empresa: estruturá-la com hardware, software e humanware para nossa auto-suficiência em editoração eletrônica", explica Andrade.
No início daquele ano os sócios Andrade e Mazotto convidaram a Fabiane para se integrar à equipe, com uma condição: ela teria que vir para a empresa com uma visão empreendedora. Iniciaria como auxiliar administrativa, mas já a partir do primeiro dia de trabalho deveria agir como se fosse "dona" e conquistar sua participação societária.
Fabiane não deixou escapar essa oportunidade. Em menos de dois anos, já é preparada para assumir, oficialmente, sua cota. "Ela demonstrou maturidade e tem visão empreendedora. Estamos conquistando mais uma excelente sócia para o crescimento e a implementação de nossos projetos empresariais. Estamos formando um time de vencedores. Já temos outro colaborador sendo preparado para, em breve, também ser escalado", avisa Andrade.
Fábio Mazotto complementa: "Ganhei minha participação societária como presente de Natal, em dezembro de 96. A Fabiane a ganhará como presente de páscoa, em março deste ano. Estamos felizes por tê-la como sócia".

 

1ª quinzena de fevereiro de 2000 -  Press Release 029
JORNAL "O VIZINHO" PREPARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO PARA O MERCADO VIRTUAL DA INTERNET

O sítio www.ovizinho.com.br começa a prestar serviços de utilidade pública e a se transformar num portal de entrada para a rede mundial de computadores, Internet.

Através do Bureau de Comunicação, o jornal dos bairros de Joinville "O Vizinho" está lançando um novo produto no mercado virtual da Internet: a produção, hospedagem e atualização de Home Pages Pessoais. Hospedadas no web sítio http:\\www.ovizinho.com.br, estas Home Pages Pessoais têm o padrão de apresentação "O Vizinho".
"Em fevereiro de 99, decidimos investir nessa nova tecnologia, pois procurávamos empresas especializadas na produção de Home Pages para pequenas empresas. Descobrimos, então, que o mercado estava despreparado para o segmento. Assim, decidimos incorporar a tecnologia e oferecer esse serviço ao mercado", diz Altamir A. Andrade, editor do jornal "O Vizinho".
Após um ano de investimentos em hardware, software e humanware, o jornal "O Vizinho" disponibiliza tecnologia para rapidamente produzir Home Pages de empresas, instituições e pessoas. O que mais chama a atenção são os preços. "Conseguimos atingir um excelente ponto de equilíbrio na relação custo-benefício. Agora, as pessoas físicas podem se hospedar na rede mundial de computadores, com suas Home Pages, tendo um custo de produção de apenas R$ 150,00", diz Fábio Mazotto, Sócio-Gerente Comercial da empresa.
Cada Home Page Pessoal tem dez links internos e dois externos. Os títulos e os textos de cada link interno são definidos pelo cliente. A Home Page Pessoal pode ter vários objetivos, mas a proposta do jornal "O Vizinho" é que o sítio se transforme num portal de acesso de Curriculum Vitae de pessoas que estejam procurando emprego. "Mesmo aquelas pessoas que já estão empregadas podem se hospedar em nosso sítio. No mundo da Internet, estes hospedeiros podem ser encontrados pelos caçadores virtuais de talentos que viajam pela rede", diz Andrade.
Com a Home Page Pessoal, as pessoas podem ainda indicar sua existência virtual nos cartões de visita, por exemplo.
Sítios Pessoais – padrão modelo www.ovizinho.com.br/andrade

    Serviço                 Custo               Forma de pagamento
    Produção               R$ 150,00          50% no pedido e saldo na veiculação
    Hospedagem         R$ 10,00/mês    Semestralidade paga na veiculação

 

1ª quinzena de janeiro de 2000 -  Press Release 028
"O VIZINHO", UM JORNAL À SERVIÇO DAS COMUNIDADES DOS BAIRROS, JÁ É RECORDE, EM JOINVILLE


A partir do número 314, o jornal dos bairros de Joinville "O Vizinho" está com todas as edições na Internet. As edições virtuais têm 100% do conteúdo impresso e ainda artigos exclusivos para os internautas, portanto, maior.
Hospedado no endereço www.ovizinho.com.br, da rede mundial de computadores, o sítio do jornal "O Vizinho" é uma importante fonte para alunos, professores, pesquisadores e historiadores. As edições contemplam entrevistas e reportagens diversas e específicas dos bairros da cidade.
Entre elas, estão algumas denúncias como a da edição 316: "Joinville é pólo de distribuição de drogas", a qual também motivou amplo debate na Câmara de Vereadores de Joinville. A própria Câmara e os vereadores da cidade foram assunto do jornal "O Vizinho", em 99. As edições 319 e 322 fazem análises de projetos e da atuação dos edis.
Temas sociais têm sido constantes em quase todas as edições, em reportagens exclusivas ou nas entrevistas da coluna "Gente que Surpreende", como o problema de adoção de crianças, na edição 317.   
Polêmicas e conflitos foram registrados pelo jornal alternativo recordista em anos de existência, em Joinville (em abril completará oito anos). A edição 323 aborda o conflito entre a Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL e os Artesãos que promovem a feira no calçadão da rua do Príncipe.
Ocupação do Morro Boa Vista e Mangue do Fátima são alguns exemplos de temas voltados a discussão e a conscientização ecológica, publicados nas edições 335 e 330, respectivamente. A edição 336, trata do grave problema de falta de segurança que atinge toda a cidade.
"Nestes últimos dois anos, o jornal ‘O Vizinho’ apresentou um crescimento editorial. Ainda mantemos os artigos de sucesso entre nossos leitores, como as piadas dos personagens típicos da cidade, o Fritz e a Frida; o Heinz e a Helga; e o Harry e a Hilda. As receitas, as frases e os pensamentos, bem como artigos gerais diversos continuam contemplando o jornal. Mas, os problemas dos bairros e as opiniões dos moradores estão se transformando num grande serviço de utilidade pública", diz Altamir A. Andrade, editor do jornal dos bairros de Joinville.
Na internet, encontram-se mais de 150 entrevistas e enquetes com moradores dos bairros de Joinville.


Ano de 1999

 


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